09 março 2008

Pavilhão para Feira Internacional de Vinhos - Projecto V

Memória Descritiva

Para qualquer exposição/feira, é necessário haver diversos percursos para que seja o próprio visitante a definir a sua visita. No entanto estes percursos têm que possuir um sentido, um objectivo.
Deste modo a minha ideia para este projecto foi ter entradas para a feira por todos os lados, havendo muitos espaços para percurso. Os volumes encontram-se todos dispersos e com diferentes rotações, para que seja dada a noção de aleatoriedade, dando assim mais ênfase à liberdade que o visitante possui, em definir a sua visita. A organização e a definição dos volumes foi também obtida para fazer uma alusão a um cacho de uvas, onde as uvas seriam os volumes dos stands e o cacho propriamente dito seria o percurso/movimento dos visitantes.
Para criar uma hierarquia, como também vem implícito no programa, decidi dar diferentes tamanhos aos volumes, assim como pés-direitos, sendo todos os volumes uns cubos.
O desenho e organização interior dos volumes baseou-se também nos percursos dos visitantes, ou seja, quis que estes entrassem por um lado e saíssem por outro, para não “quebrar” o percurso e para que não houvesse um grande ajuntamento de visitantes, havendo assim uma circulação fluida. A entrada nos volumes é feita por portas de diferentes alturas, consoante o volume, sendo estas como que um elemento simbólico, um elemento de transição entre dois espaços. Para que cada stand “chamasse” os visitantes para o seu interior, estes possuem dois alçados totalmente em vidro, onde no interior estão colocados expositores.
A área de estar/esplanada do pavilhão situa-se no centro geométrico da implantação. Este espaço caracteriza-se por um afunilamento do centro para fora da implantação, havendo assim um abraçar por parte dos volumes em relação ao visitante que se encontra na esplanada. Este espaço é ainda enriquecido por uma exposição de garrafas de vinho armazenadas no pavimento da esplanada.
Todo o pavilhão encontra-se sobre uma plataforma, constituída por módulos de 2x2m que são encaixados e aparafusados. Estas caixas com estrutura em perfis de aço, são fechadas por painéis de acrílico. Esta opção deveu-se ao facto de este material ser de fácil limpeza, de ter a possibilidade de colocar iluminação nestas caixas e de a exposição de garrafas necessitar de uma protecção transparente, para que estas fossem visíveis.
Ainda quanto aos materiais, utilizei para revestir os volumes o alumínio para que houvesse constantemente reflexos de luz e para dar a sensação de “volumes em bruto”, fazendo de certa maneira, uma alusão à pureza e ao valor do vinho do Porto.














Planta















3D














3D














3D















3D














3D

2 comentários:

Anônimo disse...

Dá-lhe forte...

Unknown disse...

Ei garoto
Trabalhos muito interessantes, gostei! Muitos geometricos e bastante luminosos mas que tal apostar mais na integracao de por exemplo, paineis solares(um apostar na energias "limpas" fazendo uso das enormes potencialidades do nosso pequeno pais nesse campo)na fachadas dos edificios?? Dao uma camada protectora linda de um terraço por exemplo e o ambiente agradece :)